quarta-feira, 4 de abril de 2018

O MORRO ROLANTE





Estava saindo do meu serviço. A empresa onde trabalho fica no final da rua principal. Essa rua principal eh plana em todo o centro da cidade até chegar na ponte sobre o rio, depois eh bem íngreme e termina na empresa onde eu trabalho. Antes de sairmos do serviço temos que entregar o equipamento que fica com a gente durante o serviço. Este equipamento eh do tamanho da palma da mão.


Para entregar este equipamento temos que ir até o almoxarifado da empresa que fica bem próximo a portaria de saída. Tem uma estreita escadaria que desce da portaria até esse almoxarifado que tem aproximadamente uns 10 degraus. Tem outra escadaria também estreita que vai da portaria até a saída da empresa na rua principal. Essa escadaria também tem uns 10 degraus. Eu descia a escadaria para entregar o equipamento ao almoxarifado. 
O pessoal da faxina estava jogando água nesta escadaria onde eu e vários outros funcionários estávamos passando. Nisto vi que a água que corria levava uma carteira de trabalho e uma carteira de documentos e dinheiro de alguém. Como a gente descia meio que exprimido essa escadaria tive dificuldades para pegar as carteiras, mas consegui pegar as duas. Nenhuma das pessoas ali disse que eram donos das carteiras. Então limpei a água das carteiras, coloquei no bolso e fui entregar o equipamento. Antes quis ir ao banheiro e fui no banheiro que tinha debaixo dessas escadas.


Abri a porta do banheiro dei uma olhando para ver se estava usável e vi que tinha uma câmera no teto do banheiro filmando todo ele. Então não usei o banheiro e fui para o almoxarifado. Eu entregaria também as carteiras para o almoxarifado e eles entregariam ao dono. Tinha vários funcionários entregando esse equipamento e todos queriam entregar rapidamente para irem embora. 
Quando chegou minha vez, um dos funcionários do almoxarifado me deu duas fichas, parecidas com fichas de orelhão usada antigamente. Precisava dessas fichas para entregar o equipamento. O outro funcionário do almoxarifado que recebia o equipamento disse que eu precisava de quatro fichas e não duas. Tentei argumentar com ele, mas ele exigiu que eu buscasse outras duas fichas. Essa fichas ficavam na entrada da empresa, do lado de fora. A gente deve pegar essas fichas antes de entrar para o trabalho para não ter que ir pegar lá fora.


Então fui até a portaria e pedi para abrirem o portão para mim. Eu sabia que o portão ficava aberto só dez segundos e depois fechava automaticamente. Então teria que ser rápido porque se não conseguisse entrar na empresa enquanto o portão estivesse aberto, só iria entrar no outro dia. E qualquer funcionário que não entrega o equipamento no mesmo dia eh demitido. Mas fui bem rápido e entrei com o portão já fechando. Fui até o almoxarifado e entreguei o equipamento e saí para ir pra casa. Muitos funcionários já tinha saído e outros estavam saindo. 
Fui caminhando pelo meio da rua até na primeira esquina, que fica bem perto da empresa. Parei nesta esquina e vi o morro que eu teria que descer. Era muito forte a descida. De lá podia ver todo o centro da cidade. Então coloquei a mão no bolso e vi que não tinha entregue as carteiras no almoxarifado. Não tinha como voltar porque não me deixariam entrar, então fiquei de devolver no outro dia. O primeiro quarteirão de morro abaixo fui caminhando como a maioria dos funcionários.


No segundo quarteirão havia , bem no meio da rua, uma esteira rolante no sentido de descer, feita no nível do chão. Essa esteira rolante tinha teto e várias cordas amarradas no teto e suas pontas por toda a esteira rolante. Essas cordas era para nós ficarmos segurando nela porque com a esteira no sentido de descer a gente poderia cair. E assim a  gente descia a esteira rolante se firmando nas cordas para não rolar morro abaixo. O teto se movia junto a esteira. 
Para descer a gente tinha que pular da esteira para a rua. No terceiro quarteirão também tinha outro esteira rolante igual a primeira. Mas nesta a gente tinha que pular na esteira para entrar nela e sair. Pular e se segurar nas cordas sem cair, porque se cair rola esteira abaixo. Essas esteira iam com muitos funcionários, porque todos queira chegar rápido em casa. Quando eh de manhã e a gente vai pegar o serviço, a esteira funciona no sentido de subir com os funcionários. Depois que desci pelas duas esteiras fui caminhando, como todos os outros funcionários, morro abaixo em direção ao centro da cidade onde moro.

Por: Thymonthy Becker




DA JANELA DO TREM VOCÊ PODE CONHECER O MUNDO


FAMÍLIA CORTEZ

2 comentários:

  1. Ótimoooooooo
    Como um filme noir,sem final . O espectador tem que dar um final .

    ResponderExcluir

DESTACAMOS PARA VOCÊ - WE HIGHLIGHT YOU

A TATUADORA

Estava em uma rua quando uma garota se aproximou de mim. Ela era muito bonita. Disse que era tatuadora e perguntou se eu não ...